quinta-feira, 10 de julho de 2008

Por que se vive?


Fazia muito tempo que eu não questionava o porquê da minha existência. Acho que a última vez foi quando descobri que o cara que eu achava ser o homem da minha vida, era uma bosta de um cara. Na verdade a penúltima vez também foi por decepção, descobri que meu pai não era nenhum herói, e eu não era a princesinha importante que ele dizia. Há pouco tempo voltei a me questionar por qual motivo estou nesse mundo. Dessa vez não foi por nenhuma decepção com alguém importante, mas porque minha cabeça anda um turbilhão de incertezas, inseguranças. Fiquei um dia todo me perguntando "Por que se vive? Para que vivemos?". Então resolvi fazer a pergunta para alguns amigos que tive contato no dia em que inúmeros questionamentos atortoavam minha mente.


Afinal: POR QUE SE VIVE?


Eis as respostas:


3 pessoas = Porque comemos, respiramos e bebemos água. (Marcos Viudes, Deysi Quadros, Paulo Lucena)
2 pessoas = Para cumprir uma missão na terra (Daniel Portelli, Natália Menegazzo)

2 pessoas = Para encontrar a felicidade (Thiago Retamero e Carolina Alvares)

2 pessoas = Vivo por minha família (Simone Losso e Dilce Coide)

1 pessoa = Para procriação (Luciano Rockett)

1 pessoa =Para trabalhar, pagar as contas e trepar (Junior Correa)

1 pessoa = Para trepar (Felipe da Silva)

1 pessoa= Para se aproximar de Deus (Rodrigo JB)

1 pessoa = Para te amar e ser ignorado (Iramar Jorge)

1 pessoa = Para aprender e evoluir (Rafaela Pereira)

1 pessoa = Para comer e peidar feijão (Emanuella Mello)

1 pessoa = Porque nos foi imposto, somente a natureza saberia explicar (Helano Scoss)

1 pessoa = Para viver e eternizar momentos (Antonio Coelho)

1 pessoa = Para se divertir (Raquel Mussatto)

Quando eu era criança achava que tinha nascido para virar gente grande, acreditava que quando virasse adulta todos os meus problemas se solucionariam, eu teria liberdade, dinheiro, votaria, enfim feliz para sempre. Engraçado, hoje gente grande, ainda espero que o tempo passe para responder minhas perguntas, minhas dúvidas. Meus pais me impuseram tal condição e eu tive que aceitar. Minha mãe inúmeras vezes disse que eu nasci de um acidente. Bom se nem ela queria, e se eu também não podia dizer o queria, porque estou aqui? Caralho! meus pais só queriam trepar e eu aqui estou pagando o pato. Literalmente me fudendo pela fudida deles. Eu nasci para usar franjinhas, rendinhas, cruzar as pernas e não falar palavrão. Me deram muitos brinquedos para me distrair, e muitas broncas para ter bons modos. O máximo que eu podia fazer era brincar com meus presentes sem sujar a roupa, sem correr e sem gritar. Seguir respirando, acordando, escovando os dentes após as refeições, e indo ao banheiro após comer uva passa.

Mais tarde, quando virei adolescente eu vivia por desobedecer minha mãe, desafiar meu pai, mentir para minhas amigas que tirava péssimas notas, quando na verdade era uma das melhores da turma, mas não era bonito ser CDF, com certeza não era cool. Nessa época vivi por Chico Buarque. A única coisa que podia ser, era viver pra sentir o coração disparar quando ouvia Chico cantar, e parecia que era para mim, sempre era. Só podia ser isso! Ou se vive pra estudar matemática? Física? Comer legumes?

Tempos mais tarde me apaixonei por Che Guevara e seu movimento revolucionário, passei a ler Machado de Assis encantada com Dom Casmurro. Foi aí que me dei conta que eu vivia para ser alguém na vida, assim como as pessoas que eu admirava. Descobri que estudar mais importante que ser bonito era preciso, queria entrar numa universidade pública e arrumar um emprego. Nesse tempo eu quis 549 cursos, os quais desencantei 549 vezes. E nesse tempo todo fui vários “alguém” e nenhum alguém 549 vezes. Porque ser alguém não tem nada a ver com essa vontade desesperada de ser alguém. E continuei sem saber afinal para o que se vive. Porque a faculdade e o deslumbre com os primeiros dias de trabalho são espaços curtos demais para uma vida inteira. Não se vive exclusivamente para pagar as contas no final do mês e ficar feliz em um final de dia de trabalho. Não se vive pra pegar uma lotação as 22 horas e torcer para ter lembrado de ter comprado pão integral antes de ir trabalhar, porque depois das dez tudo está fechado. Não se vive para ter uma chefe que tira uma vírgula sua e coloca em outro lugar só pra mostrar que é sua chefe. Definitivamente não se vive pra isso.

Será que para salvar as criancinhas, o planeta, os animaizinhos, os aposentados, as árvores, as praias, as formigas? Ou seria para voltar a ser o que era antes, a rebelde sem causa, dividida pelo amor de Chico e Che? Não, não se vive pra mudar o mundo, o bairro, meu quarto, que nem é somente meu. Porque a gente não muda nem o jeito de escovar os dentes. Essa é a verdade.

Foi aí que achei que vivemos para nos divertir, fazer o que gostamos e ponto final. Como se fosse uma missão para a qual Deus nos enviou. Mas como saber qual seria a minha missão? Qual o meu dom? Ler? Dançar? Falar mal dos outros? Listei as coisas que mais gosto de fazer e pensei: “eu vivo para isso!”. Comecei então a fazer exatamente essas coisas, mas vi que não tinha graça nenhuma dançar sem par, escrever para que ninguém lesse, ver comédia e rir sozinha. Nada tinha graça, viver sozinho não tinha graça.

Aí descobri que se vive para as pessoas. Se você tem dez pessoas de quem gosta muito, taí um motivo para se viver. E eu gostava mais ou menos disso: de dez pessoas. E vivia para isso. Para no final de semana tomar cerveja com uma dessas pessoas e brindar o mistério que é não saber pra que se vive. E eu e minhas dez pessoas viveríamos bem até a eternidade... Mas não foi isso que aconteceu, o para sempre não existe, as pessoas mudam, casam, vão morar longe, resolvem te achar sem graça e você começa a não ver mais graça na compania delas, resolvem não beber mais cerveja porque estão mais velhas e porque cerveja dá barriga. Infelizmente não se vive para as pessoas.

Foi então que cheguei a pensar que talvez se viva para dormir. Passei a desligar o telefone pelas manhãs. Colocamos Blackout nas janelas. Meu lema era dormir, dormir, dormir. Para nunca mais pensar pra que se vive. E quem disse que dá certo? Eu sonhava toda noite que percorria o mundo atrás da mesma pergunta. E sonhava com escritores sábios, meus coleguinhas do primário, meus ex namorados, meu avô, um boi morto, sonhava que tava caindo do precipício, com a novela das oito, sei lá. Eu percorria o mundo atrás da resposta. E acordava cansada e com mais sono. Descobri que dormir não resolveria meu problema.

Coloquei na cabeça que nascemos pra gerar vida! Eu provavelmente saberia o porquê da minha existência quando fosse mãe. A idéia começou a me assustar quando vi que não tinha suporte financeiro para tal vontade, e dias mais tarde vi que nem suporte psicológico eu tinha. Eu deveria estar maluca quando quis ter um bebê sendo tão imatura. Não, não se vive para ser mãe. E segui procurando.

Talvez se viva para viajar, ter um grande amor, plantar uma árvore, ver suas melhores amigas casarem ou descasarem, para ser madrinha, para ver seus ídolos da infância falecerem. Tudo isso? Nada disso? E segui procurando. Então pra que? Pra quem? Por que? Por que acordo todos os dias? Vivemos para amar quem com certeza um dia irá nos magoar? Vivemos para ganhar dinheiro para adquirir coisas que sempre, mas sempre quebram, estragam e acabam? Vivemos para rezar, pedir paz, e a paz logo vai embora, tudo vai embora, todos vão embora. Se tudo acaba, alguém pode me explicar para que diabos se vive?

Acho que se vive para simplesmente se viver...

5 comentários:

Unknown disse...

Muito bom Carlinha =)

Da para entender que realmente a vida é muito complicada mesmo... e que se começar a pensar sobre tudo sobre ela.. vc vai ficar louco. Então tem que simplificar mesmo... Aproveitar enquanto temos saude para a vida...
Vá conversar com os velhinhos... eles vão te dar aquela lição de moral.
VIVAAAAAAAAAAAA

Uma vez um velhinho tava pagando uma conta em um restaurante e falou para mim e para o caixa.
_ Aproveite a vida pq ela passa muito rapido. E não se esqueçam. Nunca se casem.

UHEUHAEHAEUHAEUHE

Bjão e parabens =)

Beatriz disse...

Acho que a verdadeira resposta para essa indagação nunca será encontrada... pelo menos neste plano terrestre. São questionamentos que, acredito, todos os seres humanos se fazem ao longo da vida. Muitos se satisfazem com as respostas que tu mesmo foste encontrando (e descartando) e com elas conseguem percorrer os caminhos de sua existência. Outros, como tu, continuam a indagar sem se satisfazerem com as respostas encontradas. Acredito que a maior parte de nós age assim, e que iremos buscar 'indefinidamente' uma resposta que preencha este anseio.

Adorei teus textos, amiga! São de uma profundidade que comove e ao mesmo tempo extasia. Identifiquei-me com todos eles, por incrível que pareça.

Com atraso, mas dentro do mesmo espírito de carinho e admiração, agradeço a visita que me fizeste e que, involuntariamente, demorei a vir para agradecer.

Estarei por aqui mais vezes, para inebriar a alma com a tua forma tão verdadeira de se portar frente ao mundo.

Ficam estrelas e flores entrelaçando sorrisos no teu caminhar e um beijo no coração.

Noslen ed azuos disse...

Adoro Chico Buarque e gostei das 10 pessoas que mais gostamos, já melhora bem a existência de um simples mortal; agora acrescente comer coisas gostosas sem culpa quando se prática um esporte ou mesmo dá uma corridinha na praia para depois encher a cara de cerveja com os amigos; ou então sexo, sexo , sexo: está melhorando a existência; sem dúvidas existem muitas coisas boas nesta vida,ex. ler o que você escreve ...mais eu acho que o segredo da vida é não esperar nada dela, deixar as coisa acontecerem naturalmente. Espero não tê-la importunado. Ah! Tem um sol no meu blog para vc. Bjs

ns

Beatriz disse...

Carla, sem nova postagem para apreciar, reli, gostei, e estou deixando sorrisos, estrelas e flores enfeitando o teu final de semana. Um beijo no coração!

Helano Scoss disse...

Adoro o que escreve, ainda mais quando estou envolvido,(rss)tens uma maneira tão natural de expressar-se que fico sempre querendo mais ler, ver, e sentir sobre a maravilhosa pessoa que tu é.
Que bom que estais comigo